Maracanã volta com melhorias após a pausa para Copa do Mundo de Clubes
Gestão Fla-Flu realizou mudanças na infraestrutura para melhorar a experiência do torcedor
Por Staff Maracanã em 11/07/2025 às 13:01.

O Maracanã realizou algumas mudanças durante a pausa para a Copa do Mundo de Clubes. Além do lançamento da nova logomarca, que celebrou os 75 anos do estádio, a Gestão Fla-Flu executou melhorias em sua infraestrutura visando uma melhor experiência do torcedor, que já encontrará novidades na partida deste sábado (12/07), às 16h30, entre Flamengo e São Paulo.
Entre as principais mudanças está a modernização do sistema de iluminação do Maracanã, atendendo aos padrões da FIFA, Conmebol e CBF. Foram substituídos os refletores antigos por novos refletores de LED. Mais moderna e eficiente, a nova tecnologia garante uma economia de 65% no consumo de energia e maior durabilidade em comparação aos refletores antigos, além de possibilitar a realização de shows de luzes sincronizadas.
“ArenaVision LED é uma solução inovadora de iluminação LED que atende aos mais recentes padrões de transmissão de TV. Projetado exclusivamente para aplicações poli-esportivas, o ArenaVision LED oferece excelente qualidade de luz, gerenciamento térmico eficaz e longa vida útil”, explica Severiano Braga, CEO do Maracanã.
No aspecto esportivo, durante a pausa de 40 dias sem jogos, o Maracanã realizou um processo de revitalização do gramado e a semeadura da grama de inverno, garantindo assim a manutenção da tão elogiada performance do gramado. Além disso, a grama sintética que contorna o campo principal foi renovada na parte do setor Oeste. Outra mudança foi a instalação dos novos bancos de reservas, trazendo mais conforto para os atletas.
Além disso, o Maracanã também avançou no atendimento ao público com a criação de duas novas abas em seu site oficial (www.estadiomaracana.com.br): o “Canal de Denúncias” e a “Ouvidoria”. Isto para ampliar o diálogo com os torcedores e funcionários, garantindo mais transparência, escuta ativa e um canal direto para críticas, denúncias e sugestões relacionadas ao estádio.
A gestão Fla-Flu iniciou também obras no estádio. Entre elas, a construção das duas salas sensoriais que atenderão pessoas com TEA (Transtorno do Espectro Autista) nos jogos realizados no Maracanã, conforme determinação da Lei Municipal nº 7.973/2023. Estes espaços ficarão localizados no quinto pavimento do Setor Oeste do estádio e permitirão um atendimento eficiente e personalizado, facilitando a regulação sensorial e o bem-estar dos usuários. A inauguração dos espaços está prevista para o fim de setembro.
Além das salas sensoriais, o estádio também iniciou a obra do novo espaço multiuso, cuja localização terá acesso pela Rua Mata Machado, perto do antigo Museu do Índio. Com previsão de inauguração para o fim de agosto, a área terá 7000m2 e servirá para shows e eventos.
Com essas ações, o Maracanã reforça seu compromisso com a modernização e a inclusão, preparando-se para oferecer uma experiência ainda mais completa e confortável ao torcedor.